Blog - Fique por dentro

Concreto Usinado para Fundações e Alicerces.

A fundação e o alicerce de uma casa são considerados itens de alta prioridade na construção de uma casa, onde deve ser levado em conta as boas práticas de construção e seguir as normas que o engenheiro civil estabelecer. Quem está construindo geralmente quer optar por redução de custo, mas esta é uma fase da obra onde não é muito prudente pensar em reduzir custos cortando processos ou materiais importantes para a segurança da casa.

Concreto usinado para a fundação

Para fazer a fundação é necessário furar com broca uma certa profundidade, não é possível, nem prudente estabelecer qual é essa profundidade, isto cabe ao engenheiro definir de acordo com o tipo de solo e as características da construção. Uma vez furada, essas brocas devem ser preenchidas com concreto usinado para formar as colunas que ficarão dentro do chão e que servirão de apoio ou base para o alicerce.

Quantidade de concreto usinado para a fundação

Para calcular a quantidade necessária de concreto nas suas colunas é preciso calcular considerando a seguinte formula:

Profundidade x diâmetro x diâmetro x quantidade.

Exemplo: 5 x 0,25 x 0,25 x 44 = 13,75

Concreto usinado para o alicerce

Para calcular a quantidade basta seguir a mesma lógica aplicada no exemplo acima, mas agora considerando a seguinte fórmula:

Comprimento x altura x largura.

Exemplo: 160 x 0,25 x 0,25 = 10

Concreto usinado versus o tradicional

O Concreto usinado tem diversas vantagens comparado ao tradicional, essas são uma delas:

*Ele é melhor do que o concreto feito na betoneira, pois é mais uniforme, seca mais rápido e tem maior resistência.

*O tempo de secagem dele é impressionantemente rápido, o que significa que logo após a aplicação, em poucas horas já possível pisar em cima ou dar continuidade a outros métodos construtivos.

*O templo de aplicação é muito mais rápido, pois ele já vem pronto e dependendo das condições da sua obra o próprio caminhão que traz o concreto já coloca ele no lugar certo. Tudo isto reduz o tempo de construção e permite usar o tempo da equipe construtora em outras partes da obra.

 

Resultado de imagem para alicerce

Referência: CONTEÚDO RETIRADO DO: Financiamento e Construção | DISPONÍVEL NESTE LINK